Tratamentos

Saiba mais sobre todas as patologias que tratamos e agende uma consulta em caso de dúvidas ou sintomas.

Bloqueio de nervos periféricos

O bloqueio de nervos periféricos é um tipo de anestesia parcial que tem por objetivo controlar a dor. Com essa técnica anestésica é possível reduzir a utilização de medicamentos analgésicos sistêmicos potentes tanto no intraoperatório como no pós-operatório.

Dores crônicas

Dor crônica é aquela que persiste ou recorre por > de 3 meses, persiste por > de 1 mês após a resolução de uma lesão.

Trata-se de uma condição frequente em muitos distúrbios neurológicos. Os pacientes podem apresentar dor como resultado de uma ampla gama de fisiopatologias.

Crises convulsivas

A convulsão é uma espécie de falha elétrica cerebral que, quando ocorre, sobrecarrega uma região mais suscetível do cérebro. Trata-se de um período clínico anormal resultante de uma exacerbada descarga elétrica, repentina ou anormal no encéfalo.

Eletroencefalograma

Este exame permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas emitidas no cérebro. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos.

Mapeamento Cerebral

É um exame que realiza o processamento computadorizado dos sinais elétricos do cérebro. O mesmo consiste em um procedimento adotado para o diagnóstico de uma série de enfermidades cerebrais, focado principalmente em topografias de epilepsias.

Dores de cabeça

Um dos distúrbios que são tratados pelo neurologista é a dor de cabeça, sendo que, neste ponto, um tipo das cefaleias comumente diagnosticada é a enxaqueca.

A enxaqueca é um tipo de cefaleia que costuma provocar dores unilaterais e latejantes, acompanhadas.

Toxina botulínica

O principal tratamento é a prevenção das crises, então é importante tomar medidas para evitar que elas aconteçam. Tal cuidado pode ser feito com medicamentos ou métodos não medicamentosos. As crises também podem ser combatidas com analgésicos de efeito rápido.

Epilepsia

É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. A doença é caracterizada pela ocorrência de crises epilépticas, que se repetem a intervalos variáveis.

Quando procurar um neurologista?

Os problemas neurológicos podem ser originados por múltiplos fatores, incluindo alterações genéticas, acidentes, infecções, estilo de vida e etc.

Uma das principais razões pelas quais visitamos um neurologista é quando aparecem dores de cabeça muito intensas. Além disso, é fundamental consultar um neurologista se as dores de cabeça aparecerem de forma repentina e frequente, com muita intensidade ou com pontadas em um ou ambos os lados da cabeça.

Dúvidas Frequentes

O que um médico neurologista trata?

O profissional especializado em neurologia é aquele responsável por diagnosticar e tratar problemas do nosso sistema nervoso e neuromusculares.

O que faz um neurologista?

O médico especializado em distúrbios estruturais do sistema nervoso é o neurologista. Esse profissional é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças e enfermidades relacionadas ao sistema nervoso (cérebro, medula espinhal, nervos e raízes nervosas) e seus revestimentos, tecidos, músculos e vasos sanguíneos, bem como suas relações com outras partes do corpo humano.
Entre as doenças tratadas pelo neurologista, estão a cefaleia (dores de cabeça), epilepsia, distúrbios do sono, mielopatias, neuropatias, doenças vasculares encefálicas, doenças neurodegenerativas e neuro-infecções como a meningite. Além disso, a área tem interface com a Psiquiatria, podendo também tratar casos de depressão, ansiedade, irritabilidade, pânico e outros distúrbios.

Quando ir a um neurologista?

É necessário procurar um neurologista quando aparecer os seguintes sintomas:
- Dores de cabeça frequente;
- Distúrbios de sono e movimento;
- Demências;
- Tumores;
- Crises convulsivas e epilepsia e etc.

Quais as principais doenças tratadas pelo neurologista?

- Convulsões e tremores (movimentos incontroláveis);
- Problemas de memória e consciência;
- Distúrbios do sono;
- Dores de cabeça e enxaquecas;
- Vertigem;
- Síndrome da perna inquieta;
- Aneurisma cerebral;
- Rigidez ou fraqueza muscular;
- Mal de Parkinson;
- Alzheimer;
- Lesão ou infecção no cérebro e na medula espinhal;
- Tumor e hemorragia cerebral;
- Epilepsia;
- Esclerose múltipla;
- Esclerose lateral amiotrófica (ALS ou doença de Lou Gehrig);
- Neuropatia periférica;
- Nervos comprimidos;
- Acidente vascular encefálico;
- Doenças dos nervos e raízes nervosas;
- Polineuropatia.

Empresa

Nosso principal objetivo é melhorar a saúde da mente, promovendo consciência e autonomia ao mesmo tempo que fornecemos os mais avançados tratamentos.

Precisa de Ajuda?

Fale com a gente!

(44) 3224-4000 - Maringá

(44) 8831-2938 - Maringá

(44) 9959-3376 - Cianorte

Endereços:

Av. Tiradentes, n° 1081 - Zona 01, Maringá - PR, 87013-260


Av. Espírito Santo, n° 1220 - Zona 01, Cianorte - PR, 87200-000

Copyright © 2023 Dra. Jaqueline Potratz. Todos os direitos reservados.

Feito com

Por